Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2022

"O canalizador é só fugas!"

Imagem
 No dia 17 de Fevereiro tivemos a 1ª aula de Reparação e Manutenção de Equipamentos com o Formador Joaquim Louro. Começamos por falar sobre aparelhos sanitários, tais como, sanitas, autoclismos e fluxómetros. Aprendemos a identificar pequenos problemas nos autoclismos e como repara-los. Na 2º aula o formador trouxe uma torneira misturadora para vermos as várias partes que constituem uma torneira, e ensinou-nos a desmontar e montar a torneira, a trocar o castelo ou os vedantes no caso de mau funcionamento ou pequenas fugas de água.

Aplicação de Tintas em diferentes superfícies

Imagem
 No dia 14 deste mês conhecemos o Formador José Neves que veio para nos ensinar sobre a aplicação de tintas em diferentes superfícies. Começamos por falar nos cuidados a ter antes de iniciar as pinturas e como  devemos proteger aros de portas e janelas com fita de pintura, como lixar, limpar o pó e proteger o chão de eventuais pingos de tinta. Só depois devemos aplicar o primário e gatar (reparar com massa fina) todos os defeitos visíveis na parede, para depois darmos a 1ª e  2ª demão, e 3ª demão em caso de paredes virgens. Deve-se pintar 1º na horizontal e depois na vertical e no acabamento deve-se começar em cima e acabar em baixo. Também falamos na composição das tintas, nas cores neutras ( branco e preto) e nas cores primárias ( amarelo, azul e vermelho).

Mulher Vitruviana

Imagem
  O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento. As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a proporcionalidade e o nível de perfeição das formas. Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico de beleza, representa equilíbrio e harmonia. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo. Mas quando se  diz O Homem Vitruviano  dá para dizer A Mulher Vitruviana , porque com certeza ela também tem proporções ideias e perfeições de formas. A obra do Leonardo da Vinci foi inspirada na obra De Architectura do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio. As proporções que Leonardo utilizou para produzir seu desenho: “Um palmo é o comprimento de quatro dedos Um pé é o comprimento de quatro palmos Um côvado é o comprimento de seis palmos Um passo são quatro côvados A altura de um homem é quatro côvados O comp...

Acabamentos em paredes

Imagem
 Tivemos a 1ª aula de Acabamentos em paredes no dia 8 deste mês. Falamos em como devemos estar sempre protegidos e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Devemos usar botas ou sapatos de biqueira de aço, óculos de proteção, capacete, luvas (consoante o trabalho a executar) e para certos trabalhos devemos usar máscara para nos proteger das poeiras e de cheiros. Igualmente importante é sabermos usar as ferramentas adequadas para cada função. Ficou-me na memória o facto que nas fundações de uma casa não se deve usar o entulho da obra, visto que este deixa passar a humidade, deve-se usar só pedra. Se por exemplo colocarmos um pedaço de tijolo num recipiente com água, verificamos que o tijolo absorve a água. Como em breve começaremos as aulas práticas o Leroy Merlin ofereceu-nos estes kits de equipamento de proteção individual.

"O eletricista fez curto-circuito!"

Imagem
Começamos o módulo de eletricidade e todas nós estávamos muito entusiasmadas e interessadas em aprender. Fomos tirando dúvidas e com certeza que com a continuação e vontade, iremos aprender. O mais importante é mesmo ter confiança e para isso é preciso ter segurança. O primeiro passo antes de fazer seja o que for em casa é desligar o disjuntor diferencial. Estamos a aprender como instalar uma tomada e a importância do "fio terra".

Igualdade de género

Imagem
Objetivo:   compreender os conceitos associados à igualdade entre mulheres e homens e a sua importância. Exemplos de mulheres que se têm destacado pela igualdade de género: Carolina Beatriz Ângelo era médica cirurgiã de profissão, feminista e a primeira mulher a votar em Portugal, no ano de 1911. Maria Gil , Portuguesa de etnia cigana, atriz de profissão, ativista feminista e luta pelos da comunidade cigana. Grada Kilomba, portuguesa, escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar. Maria Manuel Mota, bióloga e cientista portuguesa, uma autoridade internacional nos estudos da malária; defensora de feminismo e da educação. Elvira Fortunato , portuguesa engenheira, ganhou o Prémio Mundial de Engenharia. Estereótipos, preconceitos e discriminação: Estereótipos:  são opiniões e ideias generalizadas, utilizadas pelas pessoas para pré-definir alguém ou algo quanto ao seu comportamento, gênero, aparência, religião, cultura, nacionalidade, origem, condição social, etc. Pre...

Isto começou assim...

Imagem
A 25 de Novembro de 2021 fomos convidadas para uma apresentação sobre o projeto "Mulheres em Construção" no auditório do IPDJ e houve de imediato bastante interesse por parte das mulheres presentes em ingressar nesta formação. Aprender sobre várias áreas, como por exemplo, canalização, eletricidade, pintura, entre outras, despertou o entusiasmo das mulheres que não querem estar sempre dependentes dos homens para fazer pequenas reparações ou obras em suas casas.

Sobre nós

Imagem
Somos mulheres em construção. Aceitar o desafio de frequentar uma formação baseada em conceitos de construção civil, fez com que, sem querer, fizéssemos parte de um grupo extraordinário de mulheres a partilharem experiências e reflexões sobre um mundo que tantas vezes lhes nega o acesso a este tipo de conhecimentos, com o preconceito social das tarefas masculinas ou femininas.  Somos mulheres de várias idades, em contacto intergeracional, entre os 21 e 68 anos. Para além desta variação de idades, também as nossas origens são diversas. Somos originárias de 5 países diferentes: Bielorússia, Itália, Brasil, Angola e Portugal.  As experiências de vida, raízes culturais e religiosas também são variadas.  Algumas de nós já tinham experiências na área da construção civil, a nível profissional. Esse facto foi motivante para as mais incrédulas quanto às reais capacidades de aprender a mexer em canos, eletricidade e noutras aventuras que tanto são precisas nas nossas casas e nas no...