Sobre nós
Somos mulheres em construção.
Aceitar o desafio de frequentar uma formação baseada em conceitos de construção civil, fez com que, sem querer, fizéssemos parte de um grupo extraordinário de mulheres a partilharem experiências e reflexões sobre um mundo que tantas vezes lhes nega o acesso a este tipo de conhecimentos, com o preconceito social das tarefas masculinas ou femininas.
Somos mulheres de várias idades, em contacto intergeracional, entre os 21 e 68 anos. Para além desta variação de idades, também as nossas origens são diversas. Somos originárias de 5 países diferentes: Bielorússia, Itália, Brasil, Angola e Portugal.
As experiências de vida, raízes culturais e religiosas também são variadas.
Algumas de nós já tinham experiências na área da construção civil, a nível profissional. Esse facto foi motivante para as mais incrédulas quanto às reais capacidades de aprender a mexer em canos, eletricidade e noutras aventuras que tanto são precisas nas nossas casas e nas nossas vidas.
Ao iniciarmos a formação com as sessões sobre igualdade de género, vivemos uma espécie de reflexão coletiva. O olhar distinto de cada uma sobre os fenómenos que a envolvem, enriqueceu o grupo e criou um sentimento de irmandade, de "sororidade", que pensamos ter sido bem partilhado e transmitido pela nossa formadora Eliana, que nos deixou muitas saudades.
É bom ver o interesse crescente de todas, ao longo das aulas mais técnicas. Em pouco tempo, criámos laços e amizades verdadeiras.
A boa disposição e a ajuda mútua têm sido uma constante, quer nas partes divertidas, como nas dificuldades que às vezes surgem.
Somos mulheres, somos guerreiras. Somos aprendizes, somos capazes. Estamos em construção.
Mesmo que ainda não sejamos construtoras profissionais, cada uma de nós já constrói algo na sua vida família, carreira, casa, projetos, associações, etc. Estamos todos e todas, em construção da nossa melhor versão!
Agora só queremos mesmo "pôr a mão na massa!"
Comentários
Enviar um comentário